Campeonato Mundial de Endurance da FIA 2024 – tudo o que precisa de saber

Os espetadores reúnem-se no exterior da tenda VIP da Avis nas 24 horas de Le Mans, 2023

Assista ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) com o serviço de aluguer de carros Avis

A Avis orgulha-se de ser um Parceiro Premium do Campeonato Campeonato Mundial de Endurance da FIA 2024 (WEC), tendo como destaque a maior corrida de endurance do planeta: as 24 Horas de Le Mans. A prestigiada série é a montra para os principais pilotos e equipas do mundo no desporto motorizado de endurance.

Em 2024, há oito corridas no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, organizadas nos principais circuitos de corridas motorizadas em cinco regiões do mundo: Europa, Médio Oriente, Ásia, América do Norte e América do Sul. A ação decorre de março a novembro, com início no Circuito Internacional de Lusail em Doha, no Catar, e terminando no Circuito Internacional do Barém, no Barém.

Numa emocionante temporada que se avizinha, os melhores nomes do desporto motorizado alinham no FIA WEC deste ano, incluindo o ex-campeão mundial de F1 britânico Jenson Button e o piloto de corridas italiano Valentino Rossi, nove vezes Campeão Mundial de corridas moto GP. Uma equipa totalmente feminina Iron Dames está preparada para alinhar na classe LMGT3.

Muitos dos que alinham nas corridas do FIA WEC conquistaram o seu lugar na grelha depois de começarem na prova europeia de Le Mans (ELMS), da qual a Avis também tem o prazer de ser parceiro.

Saiba mais sobre ELMS
Rahel Frey da Iron Dames

Informação: Alinhamento do FIA WEC 2024

Este ano, há duas classificativas para o forte alinhamento de 37 que representa oito nações ao longo da série de corridas de 2024. O novo formato promete uma das temporadas mais competitivas com uma grande variedade de marcas e modelos de automóveis:

Hypercar – a categoria superior do FIA WEC, a classe Hypercar destina-se a protótipos especializados ou carros baseados em veículos rodoviários. A visão por detrás da secção Hypercar é promover a variedade e criatividade para as marcas em aspetos técnicos, bem como estética de design, garantindo a igualdade desportiva e mantendo os custos num plano de concorrência nivelado. Há um número recorde de 19 participações na temporada dos Hypercar em 2024, incluindo os fabricantes de automóveis Toyota, Ferrari, Porsche, Alpine, Cadillac, Peugeot, BMW,  Lamborghini e Isotta Fraschini.

LMGT3 – nova classe em substituição da anterior classificativa LMGTE para condutores amadores. A fabricante britânica McLaren juntou-se aos especialistas em corridas de endurance United Autosports para fazer a sua estreia na secção GT3. As equipas Iron Lynx e Iron Dames regressam ao GT3 desta vez no Lamborghini Huracan. Incentivar mais mulheres a competir e promover a diversidade no desporto é um objetivo fundamental do FIA WEC, objetivos apoiados pela Avis.

Existe um total de 18 entradas LMGT3 para a temporada de 2024 das marcas Aston Martin (2); BMW (2); Corvette (2); Ferrari (2); Ford (2); Lexus (2); Lamborghini Huracan (2); McLaren (2) e Porsche (2).

Pierre Fillon, Presidente do Automobile Club de l'Ouest

O que dizem os especialistas

"A próxima temporada irá destacar-se na história da endurance e provavelmente no desporto motorizado como um todo. Os maiores fabricantes de automóveis do mundo vão competir nas oito corridas que compõem o campeonato, que inclui circuitos estreantes no calendário. As apostas são elevadas tanto na Hypercar como na LMGT3.”

Pierre Fillon, Presidente do Automobile Club de l'Ouest

Onde e como assistir ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA 2024 (World Endurance Championship, WEC)

  • 2 March – Doha, Qatar (quickest over 1812 km)
  • 21 April – 6 Hours of Imola, Italy
  • 11 May – TotalEnergies 6 Hours of Spa-Francorchamps, Belgium
  • 15-16 June – 24 Hours of Le Mans, France
  • 14 July – 6 Hours of Sao Paulo, Brazil
  • 1 September – Lone Star Le Mans, Cota, (6hr), Texas, USA
  • 15 September – 6 Hours of Fuji, Japan
  • 2 November – 8 Hours of Bahrain, Bahrain

Ir para a pista: guia corrida a corrida para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) 2024

Com oito corridas em oito países, a emoção está a aumentar em todo o mundo para o FIA WEC mais competitivo da história.  Veja como seguir a ação em todas as fases.

Vestido tradicional multiétnico das pessoas nas bancadas do circuito de corridas de Lusail, Doha

Doha, Catar – Circuito Internacional de Lusail – 2 de março

Onde fica o Circuito Internacional de Lusail?
Considerado um dos melhores circuitos de corridas motorizadas no Médio Oriente, Lusail foi inaugurado em 2004 e é uma pista magnífica, acolhendo o Grande Prémio de Fórmula Um do Catar e agora o FIA WEC. A pista situa-se na costa de Lusail, a segunda maior cidade do Catar, a norte da capital Doha.

Como chegar ao Circuito Internacional de Lusail
Ao alugar na Avis no Aeroporto Internacional de Doha, a viagem de 23 km até ao circuito pela zona de Al Corniche demorará cerca de 29 minutos.

Condições meteorológicas do Circuito Internacional de Lusail
Na altura da corrida do WEC realizada no Circuito Internacional de Lusail em março, o tempo deverá estar agradável, com cerca de 26 graus durante o dia, caindo para cerca de 17 graus à noite.  

Qual o aeroporto mais próximo do Circuito Internacional de Lusail?
O aeroporto mais próximo do Circuito Internacional de Lusail é o Aeroporto Internacional de Doha.

Como é o Circuito Internacional de Lusail?
Descrito como rápido e plano, o circuito é rodeado por relva artificial para impedir que a areia invada a pista. O circuito tem um tempo recorde de 1:23.196 definido por Max Verstappen em 2021.

O que se destaca no Circuito Internacional de Lusail?
Uma boa mistura de condições, incluindo uma variedade de curvas de média e alta velocidade. Iluminação noturna impressionante.

Está a planear uma viagem por estrada em redor do Circuito Internacional de Lusail?
Sente-se inspirado pela ação no Circuito Internacional de Lusail? Há muito para ver alugando um carro com a Avis no Catar, desde monumentos antigos até à deslumbrante costa do país e natureza selvagem do deserto.

Quer dicas sobre como conduzir no Catar e no Médio Oriente?
É iniciante na condução nesta parte do mundo? Saiba mais sobre as estações Avis no Médio Oriente.

Comprar bilhetes: Saiba mais e compre bilhetes

Grande plano da pista de Imola

Imola, Itália – 21 de abril

Onde fica o Circuito de Imola?
O circuito em Imola, o Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, fica a sudeste de Bolonha, na região de Emília-Romagna, no norte de Itália.

Como chegar ao Circuito de Imola?
A forma mais fácil de chegar ao Circuito de Imola é provavelmente de carro de aluguer. A partir da Avis em Bolonha, no centro da cidade, siga pela estrada E45, durante menos de uma hora, dependendo da hora do dia. Ou se voar para o Aeroporto Guglielmo Marconi em Bolonha (BLQ), irá contornar a cidade e a sua viagem para Imola a partir do balcão Avis será de cerca de 40 minutos.

Condições meteorológicas em Bolonha
Nesta parte de Itália, as coisas vão aquecer na primavera, esperando-se que o mercúrio suba para 17-20 graus, mas esteja também pronto para a chuva com uma média de 7 dias em abril.

Qual é o aeroporto mais próximo de Imola?
O Aeroporto de Bolonha é o aeroporto mais próximo da pista de Imola, mas tem muito por onde escolher nesta zona de Itália, com voos para o Aeroporto de Rimini (90 km) e Parma (140 km).

Como é o Circuito de Imola?
O histórico circuito de Imola é considerado altamente técnico e os condutores afirmam que os novos desenvolvimentos tornaram esta pista numa adrenalina desenfreada.

O que se destaca no circuito de Imola?
O circuito de Imola é um de poucos a ser conduzido no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Está a planear uma viagem por estrada em redor de Imola?
Inspirado pela ação em Imola? Os nossos especialistas compilaram algumas excelentes viagens por estrada na região, incluindo as melhores viagens por estrada italianas.

Obter bilhetes: Informações adicionais

Campeonato Mundial de Endurance em movimento no circuito Spa-Francorchamps

Circuito Spa-Francorchamps, Bélgica – 11 de maio

Onde fica o Circuito Spa-Francorchamps?
A pista de Spa-Francorchamps (Circuito de Spa-Francorchamps) fica a 25 minutos (30 km) da cidade de Spa. Situa-se a 7,1 km a sul da autoestrada E42, na saída para Malmedy.

Como chegar ao circuito de corridas Spa-Francorchamps
Se alugar na Avis em Liège, a viagem pela ondulante autoestrada E42 e pela paisagem rural belga para chegar a Spa-Francorchamps irá demorar cerca de 50 minutos, ou se o fizer a partir de outras estações, a equipa da Avis na Bélgica terá todo o prazer em recebê-lo. 

Condições meteorológicas em Spa-Francorchamps
São esperadas temperaturas de cerca de 18 graus com algum potencial de precipitação, mas o tempo em Spa Francorchamps é muito variável, pelo que é melhor preparar-se para todas as condições: nevou durante a corrida WEC de 2019.

Qual o aeroporto mais próximo do Circuito de Spa-Francorchamps?
Os aeroportos mais próximos do Circuito de Spa-Francorchamps com aluguer de veículos Avis são o Aeroporto de Bruxelas (BRU) ou o Aeroporto Charleroi - Sul de Bruxelas (CRL), ambos a 140 km de distância de Spa.

Como é o circuito de Spa-Francorchamps?
O circuito de Spa-Francorchamps é um dos mais belos circuitos de competição motorizada do mundo. Construído em 1920, é um dos circuitos de competição motorizada mais antigos do mundo no calendário, construído em 1920.

O que se destaca no circuito de Spa-Francorchamps?
O complexo de Eau Rouge, com a curva rápida à esquerda (Eau Rouge) que encadeia na curva à direita Raidillon, com uma inclinação de 17%.

Comprar bilhetes: Informações adicionais

Le Mans 2023 - Grelha de partida

Le Mans, França – 15 e 16 de junho

Que circuito de competição motorizada recebe o FIA WEC em Le Mans?
A ação do Campeonato Mundial de Endurance da FIA concentra-se no mundialmente famoso Circuito das 24 Horas de Le Mans, também conhecido como Circuito de la Sarthe, localizado em Le Mans, Sarthe, França.

Onde fica Le Mans?
Le Mans situa-se no noroeste de França, no Departamento de Sarthe e na região de Pays de La Loire. Situa-se 200 km a sudoeste de Paris.

Como chegar a Le Mans
Se vai para Le Mans, a estação de aluguer de carros da Avis mais próxima, o Parceiro Premium de Serviços de Aluguer de Veículos do Campeonato Mundial de Endurance da FIA é: Avis na Estação Ferroviária de Le Mans, ou para ver outras estações, aceda a Avis França.

Qual é o aeroporto mais próximo de Le Mans?
O aeroporto mais próximo das 24 Horas de Le Mans com estação de aluguer Avis: Aeroporto Charles de Gaulle, Paris (CDG) (150 km), ou Paris Orly (ORY) (239 km)

Viaje até Le Mans desde Paris por TGV, com partida de Paris Montparnasse e chegada à Estação Ferroviária de Le Mans, 54 minutos

Como são as 24 horas de Le Mans?
Assistir no local às lendárias 24 Horas de Le Mans está na lista de coisas a fazer da maioria dos adeptos do desporto motorizado. O Circuito das 24 Horas de Le Mans é conhecido como o “templo da competição de endurance”. O evento é um espetáculo que dura uma semana, começando no domingo antes da prova, quando os carros e os concorrentes se juntam no centro de Le Mans e são vistos por milhares de espetadores.

O que se destaca no circuito de Le Mans?
Fique atento a uma das curvas mais famosas do Circuito de la Sarthe, a Tertre Rouge (que significa “monte vermelho”, assim batizada devido à cor da terra em redor).

Está a planear uma viagem por estrada em redor de Le Mans?
Sente-se inspirado pela ação em Le Mans? Os nossos especialistas compilaram algumas excelentes viagens por estrada na região, incluindo conduzir pelo Vale do Loire.

Condições meteorológicas em Le Mans
A temperatura média em Le Mans em junho atinge os 23 graus Celsius. Os verões em Le Mans são quentes sem serem escaldantes e, em junho, as condições podem ser nubladas ou de chuva – mas isso não prejudica o ambiente de festa.

Bilhetes
Infelizmente, o evento do 101.º aniversário deste ano está esgotado, mas pode comprar bilhetes para circuitos de treino das 24 horas de Le Mans antes da corrida.

Pista de Interlagos em São Paulo

São Paulo, Brasil – 14 de julho

Onde fica o Circuito de São Paulo?
O circuito em São Paulo, o Autódromo de Interlagos, fica nos subúrbios de Interlagos, a sudoeste da cidade costeira sul de São Paulo, no Brasil.

Como chegar ao Circuito de Interlagos?
Existem opções como autocarro, comboio ou táxi para chegar ao Circuito de Interlagos a partir do centro de São Paulo, a 25 km de distância. No entanto, alugar um carro na Avis do Aeroporto de Guarulhos, a 64 km, é uma das formas mais fáceis de chegar ao circuito de Interlagos.

Condições meteorológicas em São Paulo
Prevê-se bom tempo em São Paulo em julho com temperaturas médias de 23 graus e apenas 3 dias de chuva ao longo do mês.

Qual o aeroporto mais próximo de Interlagos?
Existem três aeroportos em São Paulo. Dois, Campo de Marte e Congonhas, oferecem voos regionais, enquanto o Aeroporto de Guarulhos é um dos principais centros das companhias aéreas internacionais e situa-se a cerca de uma hora de carro do circuito.

Como é o circuito de Interlagos?
Construído nos anos 40, Interlagos é uma pista de corrida exigente, sinuosa e ondulante.

O que se destaca no circuito de Interlagos?
O circuito de Interlagos é feito no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. A curva direita da Ferradura tem uma superfície irregular e é considerada uma das curvas mais difíceis na corrida.

Está a planear uma viagem por estrada em redor de São Paulo?
Inspirado na ação em Interlagos? São Paulo é talvez a maior cidade do hemisfério sul, mas sair para explorar esta região do Brasil com um carro de aluguer oferece uma grande variedade de montanhas, florestas e praias, sendo um dos pontos altos uma viagem de carro ao longo da costa entre São Paulo e o Rio de Janeiro.

Obter bilhetes: Informações adicionais

Vista aérea do Circuito de Fórmula Um das Américas, localizado mesmo no centro de Austin, Texas, fotografado a partir de uma altitude de cerca de 1200 m.

Lonestar Le Mans, Cota, Texas, EUA – 1 de setembro

Onde fica Lonestar Le Mans?
Lonestar Le Mans fica no Circuito das Américas em Austin, Texas, EUA. A pista de corridas encontra-se num local de 1500 acres nas colinas acima de Austin.

Como chegar ao Circuito das Américas (COTA)
A localização de Lonestar Le Mans, no Circuito das Américas, fica a 18 milhas a sudeste do centro de Austin, no Texas. Alugue um carro com a Avis em Austin e viaje até ao circuito em menos de 30 minutos ao longo da autoestrada estatal 71 E.

Condições meteorológicas em Austin, Texas
O calor vai estar literalmente à flor da pele quando o FIA WEC chegar à sua sexta etapa em Austin, Texas, com temperaturas médias diárias a rondar os 32 graus em setembro.

Qual o aeroporto mais próximo do Circuito das Américas
O aeroporto mais próximo do Circuito das Américas fica a apenas 15 minutos de carro do Aeroporto Austin Bergstrom, onde encontrará uma estação de aluguer Avis. 

Como é o Circuito das Américas?
Inaugurada em 2012 e desenhada por Hermann Tilke, a pista é considerada um bom circuito, de alta velocidade e tecnicamente exigente, com um toque europeu.

O que se destaca no Circuito das Américas?
A subida íngreme e emocionante na aproximação à primeira curva.

Está a planear uma viagem por estrada em redor de Austin, Texas?
Sente-se inspirado pela ação na pista do Circuito das Américas? Existem muitas viagens por estrada para desfrutar com o seu aluguer de carro Avis em Austin, desde escapadinhas na cidade a passeios costeiros e a reservas naturais. Aqui está uma excelente viagem por estrada no Texas em Austin para os fãs do WEC desfrutarem.

Comprar bilhetes: Informações adicionais

Fotografia da Fuji Mountain, tirada a partir da Fuji Speedway

Fuji, Japão – 15 de setembro

Onde fica a pista Fuji Speedway?
A Fuji Speedway, pista onde se realiza a sétima etapa do FIA WEC 2024, fica no sopé do Monte Fuji, na cidade de Oyama, no Distrito de Suntō, na Província de Shizuoka.

Como chegar ao circuito Fuji:
O circuito Fuji fica a cerca de 80 minutos de carro do centro de Tóquio. Existem opções para viajar de transportes públicos, incluindo autocarro ou comboio, mas implicam uma viagem de táxi até à pista na parte final da viagem. Em alternativa, para maior flexibilidade, alugue um carro com a Avis Tokyo.

Condições meteorológicas em Fuji
No final de setembro, as temperaturas estarão entre 20 e 27 graus, mas tenha em atenção que a chuva é um risco crescente, com uma média de 12 dias ao longo do mês, e o tempo pode ser um fator a ter em conta na própria corrida.

Qual o aeroporto mais próximo da Fuji Speedway?
O aeroporto mais próximo da Fuji Speedway, Oyama com estação da Avis é o Aeroporto de Haneda em Tóquio, a uma distância de carro de 104 km, cujo percurso demorará cerca de 1 hora e 24 minutos.

Como é o circuito Fuji Speedway? 
Construído em 1965, mas remodelado por Hermann Tilke em 2005, num dia de céu limpo, poderá ter uma bela vista do Monte Fuji a partir das bancadas.

O que se destaca no circuito Fuji Speedway?
Excelentes instalações para espetadores, incluindo vistas deslumbrantes das bancadas.

Está a planear uma viagem por estrada em redor de Fuji?
Com o cenário deslumbrante combinado com as cores do outono em setembro e outubro, combinar a sétima etapa do FIA WEC com uma viagem por estrada pelo Monte Fuji é uma experiência imperdível. 

Comprar bilhetes
Saiba mais e compre bilhetes

Portão nas boxes do Circuito Internacional do Barém, pista de corridas de carros monolugares.

Circuito Internacional do Barém, Barém – 2 de novembro

Onde fica o Circuito Internacional do Barém?
O Circuito Internacional do Barém está rodeado pelo Deserto de Sakhir e perto da costa no Reino do Barém.

Como chegar ao Circuito Internacional do Barém
Para chegar ao Circuito internacional do Barém, levante um carro de aluguer na Avis do Aeroporto Internacional do Barém, em Muharraq, para uma viagem de 40 minutos de carro.

Condições meteorológicas no Barém
Espere um sol glorioso com temperaturas na casa dos 20 graus.

Qual o aeroporto mais próximo do Circuito Internacional do Barém?
O aeroporto mais próximo do Circuito Internacional do Barém é o Aeroporto Internacional do Barém, que fica a 40 km de distância.

Como é o Circuito Internacional do Barém?
O Circuito Internacional do Barém, concebido por Hermann Tilke, é uma pista técnica e recebeu o seu primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 em 2004. Os condutores têm de enfrentar o vento e as alterações climatéricas, para além de terem de conduzir sob holofotes.

O que se destaca no Circuito Internacional do Barém:
Duas curvas: uma curva acentuada à esquerda na 10 e depois uma corrida emocionante na curva 12.

Está a planear uma viagem por estrada a partir do Barém?
Sente-se inspirado pela ação na pista de corridas do Barém? Do deserto à costa, existem algumas excelentes viagens por estrada pelo Barém para terminar a sua viagem ao FIA WEC no seu carro de aluguer Avis no Barém.

Obter bilhetes
Saiba mais sobre o FIA WEC do Barém aqui.