Guia de aeroporto Avis
Deparar-se com problemas no aeroporto é a última coisa que alguém quer experenciar antes de viajar. Quer esteja prestes a ir de viagem, visitar amigos ou familiares, ou a viajar em trabalho, na Avis, estamos aqui para tornar a sua experiência no aeroporto o mais tranquila possível.
Por isso, decidimos preparar esta guia simples para lidar com alguns dos problemas mais comuns que pode encontrar no aeroporto, fazendo com que seja um pouco mais fácil chegar onde pretende.
Chegada ao aeroporto
Com que antecedência devo chegar ao aeroporto?
O aeroporto pode ser um lugar imprevisível ao qual é aconselhável chegar com tempo de sobra para que, no caso de acontecer alguma situação inesperada, possa lidar com ela sem arriscar perder o voo.
Ainda que todas a viagens sejam diferentes, geralmente, recomendamos chegar ao aeroporto duas horas antes da hora de partida para um voo nacional e três horas para um voo internacional. Se viajar durante períodos de pico de viagens, como férias escolares, fins-de-semana ou em períodos festivos, deve chegar ainda mais cedo para evitar filas grandes ou possíveis problemas.
Filas e segurança
Qual é o motivo para as filas nos aeroportos serem tão compridas?
Já todos passámos por isso – a interminável fila do aeroporto. Nunca é particularmente divertido estar retido numa fila antes das férias e sentir que o tempo é interminável. Então, qual é o motivo para as filas nos aeroportos serem tão compridas? Ainda que cada fila tenha as suas próprias causas, aqui estão alguns dos motivos mais comuns:
Volume acrescido de passageiros – Visto que mais gente viaja de avião, especialmente durante períodos de pico, os aeroportos podem ficar sobrelotados causando longas filas.
Funcionários limitados – Nos últimos anos, os aeroportos têm sofrido cada vez mais de falta de funcionários em todas as áreas de operações. Acrescentando a isto um cada vez maior número de passageiros, as filas nos aeroportos tornam-se mais comuns.
Atrasos ou cancelamentos – Quando os voos se atrasam ou são cancelados, podem formar-se filas mais longas nos balcões das companhias aéreas à medida que os passageiros tentam remarcar os seus planos de viagem.
Quanto tempo demora a passar a segurança do aeroporto?
Infelizmente, até ao dia da viagem não há nenhuma forma útil de prever quão rapidamente passará a segurança do aeroporto. Nos melhores dias pode ser um abrir e fechar de olhos, nos piores pode ficar retido numa fila durante horas. Ainda que não possamos garantir quanto tempo demorará, podemos dar algumas recomendações para assegurar que o tempo passado na segurança tenha o mínimo possível de incidentes:
Esteja preparado – Certifique-se de que tem todos os documentos importantes e acessíveis, incluindo o cartão de embarque, o documento de identificação e quaisquer líquidos e dispositivos elétricos que terão de ser removidos da mala.
Faça as malas de forma inteligente – Recomendamos que, antes de voar, verifique o que pode e não pode levar consigo, incluindo objetos com restrições ou proibidos no país de chegada. Transportar itens proibidos na segurança do aeroporto pode resultar na perda do voo devido a um atraso.
Use roupa adequada – Leve sapatos fáceis de calçar e descalçar e evite usar itens com metal que possam ativar os detetores de metal. Isto tornará o processo o mais rápido e fácil possível.
Atrasos de voos e pedidos de indemnização
Qual é o tempo de atraso de voo elegível para pode pedir uma indemnização?
As regras e regulamentações para pedidos de indemnização relativos a voos com atraso variam consoante o país em que se encontra, pelo que é sempre recomendável verificar a situação junto da sua companhia aérea em caso de atraso.
Tendo isto em conta, se estiver a voar desde, para ou no Reino Unido – Tem a cobertura da lei do Reino Unido que diz que as companhias aéreas devem pagar uma compensação monetária se o voo se atrasar mais de três horas. O valor da compensação depende da distância do voo e da duração do atraso, podendo variar entre 220 £ e 520 £.
No entanto, não é elegível para compensação se a perturbação for causada por “circunstâncias extraordinárias” como condições meteorológicas extremas, greves de funcionários ou riscos de segurança.
Como reclamar a compensação por um voo atrasado
Contactar ou visitar o website do departamento de serviço de apoio ao cliente da companhia aérea é o primeiro passo para reclamar a compensação por um voo atrasado. A partir daí, pode receber apoio e informações sobre se é elegível e, caso o seja, dar andamento ao processo de pagamento da compensação.
O que devo fazer se o voo for cancelado
Um voo cancelado nunca é ideal, mas, infelizmente, por vezes acontece por várias razões. Devido à interrupção dos planos de viagem e aos custos económicos do cancelamento, pode ter direito a uma compensação ou a um reembolso.
A primeira coisa que deve fazer é contactar diretamente a companhia aérea. Esta ajudá-lo-á a remarcar o próximo voo disponível ou a tratar de entregar-lhe uma compensação monetária.
Se precisar de chegar ao destino com urgência e a sua companhia aérea não conseguir fornecer uma alternativa atempada, aconselhamos a procurar meios alternativos de transporte como alugar um carro, apanhar um comboio ou um autocarro. Ainda que possa ser difícil saber o que fazer quando uma companhia aérea cancela um voo, não entre em pânico – toda a gente no aeroporto está a trabalhar arduamente para ajudá-lo a chegar ao seu destino.
Por que é que o meu voo foi cancelado?
Há diversos motivos para um voo ser cancelado. Os motivos mais comuns incluem:
- Condições meteorológicas desfavoráveis
- Perturbações no aeroporto devido a greves ou falta de funcionários
- Problemas de segurança
- Problemas técnicos com os aviões
Seja qual for a razão, saiba que nenhum voo é cancelado sem um bom motivo, sendo a sua segurança e bem-estar a prioridade principal da companhia aérea.
O que devo fazer se achar que não vou chegar a tempo para apanhar o meu voo?
Se achar que se vai atrasar, seja qual for o motivo, a primeira coisa que deve fazer é ligar à companhia aérea e informar. Ainda que não lhes seja possível esperar, podem ajudar a remarcar outro voo ou oferecer outro tipo de apoio. Se estiver apenas ligeiramente atrasado, podem inclusivamente aconselhá-lo a tentar apanhar o voo. Os voos atrasam-se ou ficam retidos frequentemente, e isso pode possibilitar conseguir embarcar antes da partida.
O que fazer se perder um voo
Não há nada mais frustrante do que viajar até ao aeroporto e ao chegar o voo já ter partido sem si. Seja por se ter atrasado ou devido a um problema fora do seu controlo, provavelmente questiona-se sobre o que acontece se perder um voo.
Se simplesmente perdeu a noção do tempo, ficou retido no trânsito ou o seu atraso se deve a um motivo não diretamente relacionado com a companhia aérea, provavelmente não há nada que possam fazer por si. A melhor estratégia seria contactar um membro da companhia para reservar um voo de substituição ou procurar formas alternativas de transporte como alugar um carro a partir do aeroporto.
É importante lembrar-se que as companhias aéreas não são responsáveis por voos perdidos devido a filas longas no aeroporto. Na perspetiva da companhia aérea, se perder um voo por não estar na porta de embarque a tempo, a culpa é sua. Se isto lhe acontecer, é improvável conseguir obter algum tipo de compensação.
Bagagem perdida
Como posso reclamar bagagem perdida no aeroporto?
Se a sua bagagem se perdeu no aeroporto, é provável que seja uma situação estressante para si, especialmente se não souber como proceder. Aqui estão algumas coisas que deve fazer para encontrar a sua bagagem perdida no aeroporto e reclamar itens em falta.
Em primeiro lugar, muitos aeroportos têm um balcão dedicado à bagagem perdida na área de recolha de bagagens, onde lidam com toda a propriedade perdida no aeroporto. Aí, será necessário preencher um PIR (Property Irregularity Report). Depois disso, o agente responsável poderá localizar a bagagem utilizando o código de barras e deverá conseguir dizer-lhe onde se encontra. Na maior parte dos casos, a companhia aérea consegue localizar a bagagem e entregá-la em poucos dias.
Se a sua bagagem não for devolvida num prazo de 21 dias, é considerada como perdida e tem o direito de reclamar compensação por parte da companhia aérea ou da seguradora de viagem. Para reclamar a compensação da bagagem perdida, tem de escrever à companhia aérea num prazo de 7 dias desde a declaração de perda da bagagem, explicando a situação e fornecendo detalhes sobre o voo. O valor fixo de compensação que a companhia aérea tem de pagar pode ser inferior ao valor dos itens perdidos, pelo que é melhor confirmar primeiro com a seguradora de viagem se é possível fazer a reclamação junto da mesma.
Considerações finais
Ainda que seja uma dor de cabeça quando as coisas correm mal no aeroporto, é importante recordar que há pessoas disponíveis para o ajudar e para o fazer chegar ao seu destino. Ao ter esta informação em mente, pode estar preparado para lidar com os problemas que poderá encontrar no aeroporto.
Felizmente, pode confiar na Avis para ajudar a tornar a sua experiência tão tranquila e agradável quanto possível, graças aos nossos guias de alguns dos aeroportos mais populares da Europa e do Reino Unido.
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